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A maior professora a falha é

“May the Force be with you”
(Que a Força esteja com você).

Se esta ainda não é sua frase ao final de cada planejamento, seja de sprint, iteration, status report… Talvez a partir de hoje você possa imaginá-la.

Penso que as vezes estamos tão preocupados em atingirmos nossas gloriosas metas e querendo levantar os pés para ver acima do muro, que na verdade talvez a grande sacada seja firmar os calcanhares no chão, analisar o cenário e dar uma resposta se de fato estamos em um solo seguro, afim de evitarmos grandes falhas.

Certa vez ouvi que “o ser humano (ou a maioria deles), só aprende ao se deparar com um problema”, este que decorre de … “Tchanram”: Uma Falha!

Para nos ajudar nos processos de evolução de um time, Bruce Wayne Tuckman o desenvolvedor inicial do modelo de Tuckman, criou 4 estágios, estes sendo: Forming (Formação), Storming (Confrontação), Norming (Normatização) e Performing (Atuação). Que mais tarde após a revisão de Mary Ann Jensen, sugerem um 5º: Adjourning (Dissolução). É claro que devemos levar em conta que cada estágio possui tempo e duração distintos, pois diferem- se com os desafios encontrados.

Utilizando como analogia a saga Star Wars, mais precisamente a jornada de Luke Skywalker, era sabido que a precisão, por exemplo, no manuseio do sabre de luz não seria perfeita em seu novo processo. Os mestres (líderes) sabiam.

Entretanto nosso aprendiz de Jedi com toda sua gana de tornar – se poderoso talvez pensasse que o treinamento fosse algo mais fácil.

“Ok, o que Star Wars tem a ver com o modelo de Tuckman?” Bom, talvez este tenha sido o melhor (ou não), função DE – PARA que eu tenha feito na vida. Basicamente inseri a cada curva de aprendizagem de Luke no do Tuckman.

Então vejamos:

  •  Forming (Formação): Obi – Wan começa o treinamento de Luke, pois ali caracteriza a existência da vontade ainda que não exista a habilidade. Ele dá início a formação do aprendiz. Nesta etapa é imprescindível a participação do líder para que exista o foco e a ambientação do propósito da meta.

“Patience you must have my young Padawan.” – Master Yoda.
(Paciência você deve ter meu jovem Padawan).

  • Storming (Confrontação): Neste estágio é evidente que existe uma queda, ainda que se tenha muito trabalho a ser feito, porém é previsto que exista desinteligência, visto que o ambiente e pessoas possam ser incertas. Repare que no episódio O Império Contra – Ataca nos é apresentado o planeta Dagobah, este que possui um cenário extremamente úmido com a superfície pantanosa e de difícil acesso. Podemos constatar que os ensinamentos são passados a pouco, que o mestre Yoda restringe o tipo de exercício a ser passado porque sabe que saltos devem ser dados, desde que sejam um por vez. Outro ponto louvável é quando o Luke Skywalker se depara com a sua falha ao tentar levitar uma nave e se vê decepcionado em não obter êxito. Ele não só falha na levitação, mas ao dizer que a ação é impossível. Por outro lado Yoda nos mostra o porquê é um líder nato, ao expor que ao pensar daquela forma é que existia o fracasso. Em sua plena sabedoria nos dá uma aula de engajamento, discursa que as vezes para que se atinja um objetivo é preciso analisa – lo, e por que não desaprender o que se aprendeu? Que não se trata de tentativas e sim fazer ou não. Yoda sabia que era possível, sabia que pedras já haviam sido levitadas e permitiu assim delimitar o avanço.

“Train yourself to let go of everything you fear to lose.” Master Yoda.
(Treine a si mesmo a deixar partir tudo que teme perder).

  •  Norming (Normatização): Já presente a definição para onde vamos, alguns problemas não existem mais, manifesta – se uma identidade, a fiscalização constante também não se faz necessária. Nosso aprendiz de herói ainda que tenha lutado com o poderoso Darth Vader (olha o aumento de entusiasmo e níveis de competências), “Jedi ainda não se tornar”. Yoda relata para se tornar um é preciso usar a força para conhecimento e defesa nunca para atacar, que Luke saberá quando se tornar um Jedi através de paz e tranquilidade. Ele irá simplesmente sentir.

“Wars not make one great” Master Yoda.
(Guerras não faz grande ninguém).

  •  Performing (Atuação): Chegamos ao nirvana da vida. Agora pode-se detectar sincronia, empoderamento, resposta rápida às diversidades e o orgulho do líder. Relembre que após a segunda luta entre Luke Skywalker e Darth Vader é que nosso herói cumpre seu objetivo de tornar-se Jedi, pois já consegue reagir as interferências por conta própria ao se declarar imune ao lado negro da força. Porém é sabido que quanto maior a altura maior o tombo, por isso é extremamente propício que o líder esteja por perto para que os aprendizados e propósitos não sejam esquecidos. Afinal o lado sombrio não é o mais forte, ele é mais rápido, mais fácil e sedutor.

“Many of the truths that we cling to depend on our point of view” Master Yoda.
(Muitas das verdades que temos dependem de nosso ponto de vista).

  • Adjourning (Dissolução): Aqui caracteriza-se o fim de um processo, seja pela conclusão da tarefa ou desistência do grupo. De acordo com Alexandre Amorim, “alguns sintomas são bem claros: Menor motivação pela visão, enfraquecimento do propósito, arrogância, perda da eficácia dos procedimentos, entre outros”. Ligando os pontos com a saga podemos associar quando Luke passa a treinar Rey após muita relutância. Ele não é mais o mesmo, falhou e tornou – se fraco, mas com os conselhos de Yoda “a maior professora a falha é”, sabe que precisa replicar com maestria seus conhecimentos a nova aprendiz.

“Always pass on what you have learned” Master Yoda
(Sempre passar o que você aprendeu).

Portanto vejo que o real desafio não é alcançar a performance e sim nos manter em movimento. Trafegar entre os estágios e se deparar com conhecimento ou comportamento fora da sua zona de conforto é a cereja do bolo, pois o mundo real possui a necessidade de analisa-lo, questiona-lo e limita-lo para que consiga dar um passo por vez. Os coerentes sabem disso.

Então apenas lhe desejo:

“May the Force be with you” – Jedis.
(Que a Força esteja com você).

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