Dando continuidade aos domínios do framework Cynefin falaremos do quarto domínio, Caótico. Os links dos artigos anteriores encontram-se no final do texto.
Caótico
Este domínio é considerado Desconhecido Incognoscível (Unknowable unknowns), e pertence ao Sistema Caótico. Não temos padrões no domínio Caótico, precisamos agir rapidamente e nossas ações nos levam diretamente para fora do Caos.
No domínio Caótico nós agimos em relação ao acontecimento, para depois percebermos os efeitos e aí sim respondermos. Essa sequência pode nos levar aos outros domínios facilmente, desde que eu aja logo. Como exemplo o pouso do Comandante Sully no Rio Hudson.
Figura 1 – Pouso no Rio Hudson – Fonte: https://istoe.com.br/5436_MILAGRE+NO+RIO+HUDSON/
Antes de mais nada para quem chegou agora leia o artigo (Cynefin – Os três tipos de sistemas) onde com mais detalhes são explicados sobre os 3 tipos de sistemas (Ordenado, Caótico e Complexo-Adaptativo), e é usado como exemplo o filme Sully – O Herói do Rio Hudson (Warner Bros).
Resumo do filme para colocar quem não assistiu ao filme no mesmo contexto, um comandante no começo do voo tem os motores danificados por aves e acaba sendo obrigado a pousar no rio Hudson salvando a vida de todos a bordo.
Durante o voo as aves atingiram as turbinas do avião, e com isso ele começou a perder altitude forçando o comandante a pensar em retornar ao aeroporto (Agir), uma vez que percebeu (Sentir) o ocorrido e começou a avaliar as opções e as condições da aeronave, tomou a decisão de pousar no Rio Hudson ao invés de voltar para o aeroporto (Responder).
Reparem nesse exemplo as principais características:
- Devemos responder o mais rápido possível (Estou sem as duas turbinas tenho que pousar imediatamente)
- Regras convencionais (restrições conhecidas) não se aplicam (O pouso deve ser realizado somente na terra)
- Padrões desconhecidos (Como o avião vai se comportar durante o pouso forçado na água)
- Sem tempo para experimentação (Só temos uma tentativa para pousarmos)
- Temporal (Uma vez que a percepção do ocorrido e a decisão de ação de pousar no Rio Hudson foi tomada, saímos do Caos e avançamos para o Ordenado)
- Concentre-se em restrições não em solução (Como colocar o avião em condições de pouso em um rio)
- Prática Inédita (Pousar na água pode ser uma opção a partir de agora que temos um case para observar)
No Caos práticas inéditas podem surgir, reparem que no momento que o Comandante Sully decide pousar no Rio saímos do domínio Caótico e entramos no domínio Complicado, onde o especialista usa toda sua expertise para realizar um pouso, como vários outros que ele já fez, porém esse ele considera que é na água, e sua experiência faz a diferença para o sucesso do pouso.
Para entendermos melhor essa lógica, reparem nesse diálogo do filme:
“Sobre a queda do voo 1549 da US Airways. ” – Investigador
“- Pouso na água. ” – Comandante Sully
“- Comandante?” – Investigador
“Não foi uma queda, não caímos na água. Sabíamos o que estávamos tentando fazer. Não foi… não foi uma queda. Foi um pouso forçado na água.” – Comandante Sully
Do ponto de vista das restrições no domínio Caótico não temos restrições precisamos agir de forma rápida e precisa para migrarmos de domínio e daí sim trabalharmos com restrições.
Só falta a Não Ordem. Tem dúvidas quer saber um pouco mais sobre o tema ou sugerir outros exemplos. Participe!
Até a próxima!
Leandro Sanches
Agile Coach
Aqueles que chegaram agora e querem saber mais sobre o assunto vou deixar aqui os links dos artigos anteriores: