Hiflex

Compartilhar

Cynefin – Por que esse nome?

Agora que vocês entenderam melhor o que é o Cynefin (para quem não leu, acompanhe no artigo http://hiflexconsultoria.com.br/cynefin-o-que-e), hoje vou escrever sobre a origem do nome Cynefin. Este artigo é baseado no post do blog da Cognitive Edge https://cognitive-edge.com/blog/origins-of-cynefin-by-any-other-name-would-it-smell-as-sweet.

Cynefin é uma palavra galesa o qual não existe uma equivalência em inglês e é comumente traduzida como habitat (ou ashabitat).

Figura 1- Capa do Lirvo “The Land and the Sea” do pintor Kyffin Williams

Em 1998 os pais de Dave Snowden tinham a tradição de dar no Natal um livro sobre cultura galesa, e o livro escolhido foi “The Land and the Sea”, um livro comemorativo com a coleção das obras do pintor Kyffin Williams, que o cativou pela “profunda compreensão do lugar”.

O prefácio desse livro foi escrito por Nicholas Sinclair que utiliza o termo galês Cynefin conectando a palavra ao relacionamento entre as pessoas e seu ambiente, que é a essência das pinturas de Kyffin Williams.

O significado da palavra Cynefin, segundo Sinclair é:

“Descreve [um] relacionamento: o lugar do seu nascimento e de sua criação, o ambiente em que você vive e ao qual você é naturalmente aclimatado” (Sinclair, 1998)

Partindo desse ponto, percebam a importância da conexão do ambiente e as pessoas, um ambiente não é apenas um local físico, mas algo que evoca um sentimento de pertencimento, que gera uma reação pessoal e coletiva, percebem a conexão com Sensemaking? Resumindo um lugar, uma identidade, um lugar de pertencimento.

As razões originais para o nome Cynefin foram segundo Dave Snowden foram:

  • Nomes são importantes, eles dão poder, qualquer coisa de valor merece mais do que uma frase ou um acrônimo;
  • Um nome que requer uma história para explicar seu significado evita confusão ou associação com os conceitos existentes. Há muitos usos de complexidade, por exemplo, portanto, um nome que inclua essa palavra acionará significados associados que provavelmente obscurecerão em vez de esclarecerem o significado;
  • Usando uma linguagem compreendida por menos de três milhões de pessoas (na época) aumentará a atenção das pessoas, ativará a curiosidade ligada à novidade. Quantas marcas de sucesso são uma frase ou um acrônimo?
  • O debate que na época iria ocorrer (mas não ocorreu) com Nonaka e seu uso do conceito japonês Ba que significa grosseiramente lugar (em um contexto). O contexto envolve um cenário específico envolvendo tempo, local e pessoas e também é um “espaço compartilhado para relacionamentos emergentes” (Nonaka & Konno 1998). A palavra tinha um significado espiritual, que lhe daria vantagem conceitual, por isso a escolha de Cynefin;
  • Finalmente, e mais importante, o fato de não haver um equivalente direto em inglês era importante, portanto, exigia uma narrativa para explicar seu significado. Uma narrativa atrai as pessoas para o significado ou compreensão de uma maneira que algumas palavras familiares não farão.

Essa é a origem do uso da palavra que foi utilizada em 2000 e que se fixou como nome do framework.

Certo, mas de novo, onde está a matrix 2×2, e os domínios? No próximo artigo começarei a falar sobre os sistemas Ordenado, Complexo e Caótico, e quando vocês menos esperarem chegaremos!

Até a próxima!

Leandro Sanches
Agile Coach

Outras Publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *