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7 Passos para Ter uma Cultura Ágil em Sua Empresa

Os 7 passos para ter uma cultura  ágil.

O que verá neste artigo está longe de ser a fórmula mágica do sucesso, entretanto podemos considerar como uma linha de raciocínio para que as empresas estruturem uma gestão de mudança consciente e pragmática. 

 Passo 1: Entender o que realmente se trata Agilidade 

 Muitos associam a palavra Agilidade com rapidez e velocidade, porém temos que tomar cuidado pois esta é uma perspectiva perigosa.

Agilidade significa: 

1) Reconhecer que estamos em um ambiente de imprevisibilidade 

2) Ser altamente adaptativo diante deste ambiente imprevisível 

3) Ter adaptabilidade sempre tem foco em objetivos 

4) Ser altamente eficiente no uso dos recursos e soluções disponíveis 

5) Eliminar o máximo de desperdícios durante a construção de soluções 

 O equilíbrio destes 5 fatores permite termos rapidez e velocidade como uma consequência deste equilíbrio, logo melhorando o tempo de resposta e adaptação ao mercado e principalmente quando se trata de realizar uma transformação ágil em uma empresa.

Passo 2: Qual o problema que sua empresa precisa resolver? 

 Qualquer mudança cultural deve sempre vir motivada por problemas ou questões que estão gerando perdas para a empresa. Por exemplo: 

– Alto tempo de entrega de soluções para clientes 

Alto turnover de profissionais 

– Problemas de qualidade e reclamações de produtos e serviços 

 Se a sua empresa não está com problemas, não caia na cilada de adotar novas “modas de verão” 

Passo 3: Conduzir uma gestão de mudanças 

 Uma abordagem interessante para a gestão de mudanças é o modelo ADKAR, que consiste em cinco etapas: 

1) Consciência – Os executivos da sua empresa possuem consciência de que existem problemas a serem resolvidos (vide Passo 2). 

2) Desejo – Os executivos entendem os problemas e vão patrocinar e conduzir uma mudança cultural 

3) Conhecimento – Treinamentos nas abordagens a serem utilizadas. 

4) Habilidade – Contratar profissionais com experiência técnica nas abordagens a serem utilizadas 

5) Reforço Comitê ou Centro de Excelência mantido para evitar regressões da nova cultura introduzida 

 

Passo 4: Traçar uma estratégia analisando a cadeia de valor.

 Não adianta espalhar SQUADs ou equipes multidisciplinares em todas as áreas de tecnologia da empresa, entendendo que assim a transformação ágil que almeja será conquistada, se outras áreas como compras, jurídico, serviço de atendimento ao cliente não acompanham a melhora necessária para melhorar a adaptabilidade e eficiência necessárias para se entregar maior valor ao cliente. 

 Cadeia de valor é um mapeamento de todos os processos necessários para entregar valor ao cliente e uma Cultura Ágil deveria fazer parte de toda esta cadeia e não apenas de parte dela. 

Passo 5: Desapego à método 

 Quando se fala em Cultura Ágil vários nomes de métodos surgiram como uma avalanche: Scrum, Kanban, Lean, XP, SAFe, Nexus, LeSS, Disciplined Agile, FDD, Modelo Spotify, Design Sprint, Lean Inception, Design Sprint, OKR, Flight Levels, entre outros. 

 Qual é o melhor? Qual é o pior? Fuja sempre deste tipo de discussão! Você deve conhecer e estudar todas estas abordagens para decidir quais usar de acordo com o próximo passo, e de seu contexto.  

Passo 6: Entenda o seu contexto 

 Cada empresa tem seu contexto e entendê-lo é fator crucial para entender qual abordagem deve ser utilizada na Cultura Ágil pretendida. 

 Sua empresa geralmente tem contextos onde é necessário estabilidade extrema, contextos onde o principal é ter uma especialista técnico para trazer previsibilidade, e contextos de inovação, incerteza e experimentação. 

Passo 7: Fator Humano 

 Será que os processos e as metas da nossa empresa estão conectados a uma nova cultura que preza por colaboração e foco no cliente? A nova Cultura Ágil possui foco no cliente, porém a meta do departamento é demorar o máximo possível para reembolsar o cliente, por exemplo. Temos aí um contraste que certamente gerará resistência. 

 Realinhamento de metas e processos aos princípios e valores da nova cultura são itens importantíssimos para se conduzir uma mudança cultural e aprofundo esta questão do fator humano em outro artigo que você pode conferir aqui. 

 Agora é repensar se realmente sua empresa está seguindo estes 7 passos e, caso não esteja, o que falta para começar.  

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