Hiflex

Compartilhar

Novidades do Scrum Guide 2020

Finalmente! Depois de uma espera de pouco mais de 3 anos, saiu a nova versão do Scrum Guide no último dia 18 de novembro de 2020.

Tive a honra mais uma vez de integrar a equipe oficial de tradutores brasileiros do Scrum Guide, atualmente eu sou o mais antigo no time, estou como voluntário na Scrum.org, Scruminc e Scrum Guides desde de 2011, juntamente com o Eduardo Sucena que entrou no time em 2013 e este ano tivemos a presença do novo integrante Rodrigo Camargo.

Referência oficial aos tradutores oficiais na versão oficial do Scrum Guide 2020 em Português do Brasil disponível no site oficial ScrumGuides

O lançamento foi mundial, e aconteceu para o mundo inteiro no dia 18 de novembro as 12 horas de Brasília, e a nossa versão estava lá para ser compartilhada com o mundo que fala Português. Ken Schwaber e Jeff Sutherland abriram o evento de anúncio oficial do lançamento da versão 2020 do Guia do Scrum e também de comemoração pelos 25 anos do Scrum.

Eu estava lá assistindo e foi muito bacana ouvir os autores do Scrum falando sobre as novidades e de histórias sobre o uso do Scrum ao longo de suas carreiras.

Jeff Sutherland comentando sobre as novidades do Scrum Guide 2020 – Foto de Fábio Cruz
Ken Schwaber comentando sobre as novidades do Scrum Guide 2020 – Foto de Fábio Cruz

Tanto os Drs Jeff e Ken, quanto alguns convidados, comentaram sobre as mudanças da versão 2017 para a versão 2020, e pontuaram algumas das suas opiniões sobre as novidades e o porque de algumas mudanças terem ocorrido.

Algo que todos mencionaram como algo positivo foi a redução expressiva de páginas, que na versão em Português Brasil, reduziu de 21 páginas da versão 2017 para 16 páginas na versão 2020, totalizando 5 páginas a menos, e que os próprios autores argumentam que a ideia foi deixar o Scrum Guide um pouco menos prescritivo, trazendo de volta um framework minimamente suficiente e que pode ser complementado por outras práticas.

Patricia Key, JJ Sutherland e Dave West comentando sobre as novidades do Scrum Guide 2020 – Foto de Fábio Cruz

Bom, a ideia de participar do evento de lançamento oficial foi “beber diretamente na fonte” e poder trazer mais detalhes e mais impressões sobre as mudanças do Scrum Guide 2020 para você, então vamos logo ao que interessa.

Novidades do Guia Scrum 2020

1 – Removeram as famosas 3 perguntas da Daily Scrum que eram um exemplo de perguntas que poderiam ser utilizadas pelo Time, mas que para muitos virou regra e argumento para status report.

As perguntas eram:

  • O que eu fiz ontem que ajudou o Time de Desenvolvimento a atingir a meta da Sprint?
  • O que eu farei hoje para ajudar o Time de Desenvolvimento atingir a meta da Sprint?
  • Eu vejo algum obstáculo que impeça a mim ou o Time de Desenvolvimento no alcance da meta da Sprint?

O motivo da retirada foi que as perguntas nunca foram obrigatórias e muito menos uma forte sugestão para que as mesmas guiassem todas as Daily Scrum de todos os times por ai. Foi simplesmente um exemplo que os autores utilizaram e que passou a ser visto e aplicado como regra para milhares de Daily Scrum pelo mundo, por isso eles resolveram remover o exemplo para que não fosse mais interpretado incorretamente e gerasse uma disfunção nos Times Scrum.

2 – Suavizaram o texto de vários tópicos, como por exemplo a parte de Artefatos do Scrum, que antes falava bastante e em tópicos independentes sobre Backlog do Produto, Backlog da Sprint, Monitoramento de Progresso de ambos os Backlogs, Incremento, Transparência do Artefato e Definição de Pronto, e agora passaram a falar menos de Backlog do Produto e Backlog da Sprint, e incluíram os novos compromissos, que particularmente eu gostei bastante e passaram a ser uma interessante novidade, vamos conhecê-los:


Meta do Produto
:

O compromisso de Meta do Produto descreve qual o estado esperado e futuro do produto, em outras palavras, descreve o alvo para o Scrum Team planejar e buscar. Podemos entender como a Meta de Longo Prazo do Scrum Team. A Meta do Produto precisa ser válida, e o Scrum Team só pode assumir uma nova Meta depois de cumprir a anterior, ou abandoná-la.

Meta da Sprint:

O compromisso de Meta da Sprint reforça o único objetivo da Sprint como um comprometimento forte dos Developers, e também como um comprometimento de todo o Scrum Team, buscando evitar qualquer iniciativa separada. A Meta da Sprint saiu do bloco que falava da Sprint e passou a integrar o bloco que fala dos Artefatos do Scrum, mas não como um artefato, como um comprometimento.

Definição de Pronto:

O Compromisso da Definição de Pronto, passou a compor o Incremento, como o comprometimento do incremento, e uma parte que gostei muito é quando eles falam que “No momento em que um item do Product Backlog atende a Definição de Pronto, um incremento nasce”. Este trecho ficou excelente e sem dúvida é um dos meus favoritos, pois nos traz a força da Definição de Pronto como compromisso do Scrum Team, e que somente quando a Definição de Pronto acordada é atingida é que existe um Incremento de Produto, e não antes e não depois.

3 – Suavisaram outras passagens que falavam da Daily Scrum, Sprint Review e Sprint Retrospective que ficaram bem mais diretas e enxutas, além de remover o tópico que tratava do Cancelamento da Sprint, que passou a ser apenas um curto parágrafo dentro do tópico que trata da Sprint. Além disso o trecho que falava do Usos do Scrum foi removido e até os trechos que falavam da Definição do Scrum, Teoria do Scrum, Valores do Scrum e Time Scrum foram reduzidos. Foi uma verdadeira enxugada ao belo estilo Lean! Inclusive não vou aguentar e vou falar mais um pouco sobre isso no item 4.

4 – Os autores mencionaram oficialmente o Lean Thinking no Scrum Guide 2020, justamente na parte da Teoria do Scrum. Talvez esta tenha sido a minha alteração preferida, porque a anos falo que não é possível falar de Agile sem falar de Lean e Lean Thinking. Os autores afirmam nesta versão que o “Scrum é baseado no empirismo e lean thinking” e que “O lean thinking reduz o desperdício e se concentra no essencial”. Caraca, realmente eu fiquei emocionado com esta passagem, especialmente porque o nosso principal e mais completo Workshop, o Imersão Ágil, nós falamos disso durante 20 horas praticamente já a 5 anos.

Recorte da página oficial da ScrumGuides.com onde as versões do Guia do Scrum em diversos idiomas.

5 – A retirada do Development Team, ou Time de Desenvolvedores, e o reforço de apenas Um Time, focado em Um Produto foi uma mudança significativa e já aguardada por muitos.

O termo Time de Desenvolvimento, ou Development Team, foi substituído pelo termo Developers, que em português podemos chamar de desenvolvedores. A ideia aqui é acabar com a impressão de que há 2 (dois) times no Scrum, ou pior, 3 (três times) ou três papéis independentes. O Product Owner cuida do Produto, o Time de desenvolvimento constrói o Produto e o Scrum Master flutua e conecta os os outros dois. Isto estava, e está totalmente equivocado e é uma enorme disfunção.

O Scrum Team é apenas um, o Product Owner, o Scrum Master e os Developers fazem parte do Scrum Team, o objetivo deles é o mesmo, o foco deles é o mesmo, e o correto a dizer é que o Scrum Team é apenas 1 (um) e possui 3 (três) responsabilidades: PO, SM e Developers.

6 – Uma novidade interessante foi a introdução da Meta do Produto, que promove um foco maior ao Time Scrum em direção a um objetivo mais valioso, e fornece o entendimento de que a cada Sprint o Scrum Team deve trazer o produto (através do cumprimento da Meta da Sprint) cada vez mais perto da Meta maior e principal do Produto (Meta do Produto).

7 – A Meta da Sprint e a Definição de Pronto já existiam no Guia de 2017, mas era confuso e não sabia ao certo se eram artefatos ou o que, e nesta versão fizeram questão de reforçar que a Meta da Sprint, a Definição de Pronto e a nova Meta do Produto são Compromissos, ou Comprometimentos, que o Scrum Team deve ter em relação aos seus trabalhos e as suas entregas, sendo que o Product Backlog contém o comprometimento de Meta do Produto, o Sprint Backlog contém o comprometimento de Meta da Sprint, e o Incremento contém a Definição de Pronto, e todos juntos trazem transparência e foco para o Scrum Team em direção ao progresso de cada de artefato e do Produto como um todo.

8 – A Sprint Planning trazia os tópicos “O que” e “Como” e agora na versão 2020 um novo tópico foi o adicionado, o “Por que”.

Na Sprint Planning deve ser respondido “Por que esta Sprint é valiosa?” e “Por que” esta deve ser realizada?, sendo complementado pelas perguntas de “O que pode ser feito nesta Sprint?” e “Como o trabalho escolhido será realizado?”.

Eu curti demais este novo incremento ao Guia do Scrum 2020, porque um grande desafio que enfrentamos na condução e estruturação de Scrum Teams por ai, é que os mesmos muitas fazem sabem o “O que” precisam fazer e o “Como” precisam fazer, mas não sabem o “Por que” estão fazendo, e acabam gerando produtos inúteis e promovendo o desperdício (e o anti lean thinking) por toda a organização. Por isso, na minha opinião esta foi uma das mais importantes novidades deste novo guia.

9 – Os autores também se importaram em simplificar a linguagem e deixar o mais amplo possível o conteúdo do Scrum Guide, evitando qualquer referência a IT, por exemplo, e mantendo termos, palavras e referências mais neutras e mais gerais.

10 – Uma mudança que vai gerar o que falar é o conceito de Auto-Organizável alterado para Auto-Gerenciável. Neste ponto os autores quiseram passar uma forte mensagem em relação a autonomia e responsabilidades do Scrum Team.

O Scrum Team não é só responsável por escolher quem e como farão o trabalho da Sprint, mas devem ser auto-gerenciados de modo a escolher quem, como e no que trabalhar. Lembrando que estamos falando do Scrum Team, e este deve ter as responsabilidades compartilhadas de selecionar, entender e priorizar no que vão trabalhar, além de decidir quem irá trabalhar e por fim, como irão trabalhar para cumprir a Definição de Pronto, a Meta da Sprint e a Meta do Produto.

11 – Um incremento de texto importante foi o que o PO pode ser compartilhado com múltiplos times. O Scrum Guide traz no trecho que aborda o Scrum Team, inclusive falando sobre Scrum Teams grandes, que diz: “se os Scrum Teams se tornarem muito grandes, eles devem considerar a reorganização em vários Scrum Teams coesos, cada um focado no mesmo produto”, e “devem compartilhar a mesma Meta do Produto, Product Backlog e Product Owner”. A ideia aqui é que se um Scrum Team estiver maior que 10 integrantes, ele deve ser quebrado em Scrum Teams menores, porém apenas um Product Owner deve ser considerado, além do mesmo Backlog do Produto e a mesma Meta do Produto. Aqui vale a ressalva que o Scrum Guide 2020 não entra em mais detalhes sobre Scaled Agile, então vale a recomendação de observar modelos de Ágil em Escala com LeSS e Nexus.

12 – Percebam que na versão em Português Brasil do Scrum Guide 2020 alguns termos que são considerados próprios do Scrum não foram traduzidos e permaneceram no inglês original. Isso porque a Scrum.org coloca como regra não traduzir certas palavras e termos, mantendo sempre o original, e como seguimos a risca a orientação, então termos como Sprint Planning, Daily, Scrum Team, Developers, Product Backlog, e outros, não foram traduzidos e estão em itálicos no guia.

13 – Um mudança significativa ocorreu no orientação de tamanho do Time Scrum, na versão 2017 havia a descrição de que o tamanho do Time de Desenvolvimento deveria idealmente estar entre 3 a 9 pessoas (não incluindo o PO e o SM). Nesta nova versão de 2020 o Scrum Team inteiro normalmente tem 10 ou menos pessoas, incluindo na conta o SM e o PO. Podemos dizer então que com o PO e o SM podemos ter até 8 Developers no Scrum Team. Veja que não é obrigatório ou um dever, o autores trazem a palavra “normalmente”, pois é uma recomendação que traz melhores resultados de comunicação e performance.

O que mais gostei no Guia Scrum.

  1. A inclusão da Meta do Produto, para mim fez uma diferença enorme para reforçar ao Scrum Team que o trabalho dele não é isolado em Sprints, mas sim em um Produto maior, em uma entrega de mais valor que inclusive conecta com o objetivo corporativo. A Meta do Produto provoca visão sistêmica e faz com todos do Scrum Team tenham mesma Meta, mesmo Foco e de verdade sejam do mesmo Time. 
  2. A substituição do Time de Desenvolvimento por Developers reforça ainda mais que o Scrum Team é 1 (um) e só existe um time com três papéis que são corresponsáveis por entregar um incremento que atenda a uma Definição de Pronto, que atende a uma Meta da Sprint que atende a uma Meta do Produto. Todos são responsáveis pelo Produto no final das contas, não só o SM e não só o PO.
  3. A menção ao Lean Thinking para mim foi a cereja do bolo!

O que não gostei no Scrum Guide 2020.

O fato dos autores não mencionarem, em mais uma versão, mais sobre o processo de Refinamento do Backlog do Produto. Como praticantes e Trainers sentimos falta de explicitar mais este tópico a várias versões, chegou a aparecer nas Release Candidates mas acabou ficando de fora da versão final, então eu não gostei disso!

Outras Dúvidas e Comentários sobre o Scrum Guide 2020:

Live que falamos sobre todas as novidades do Scrum Guide 2020 – 
Foto Fábio Cruz 

Fizemos uma Live muito bacana, onde apresentamos todas estas novidades e também respondemos várias dúvidas de mais de 100 participantes, então caso você quiser saber ainda mais sobre as mudanças do Scrum Guide 2020, assista a nossa Live em bit.ly/Scrum-Guide-2020, lá falamos mais sobre:

  • Houve mudança de TimeBox? (Não!)
  • O PO e o SM também podem ser Developers? (Não – se alguém falou isso, falou errado!)
  • Quando muda a certificação e as provas? (Só em 2021)
  • A Meta do Produto deve estar conectada com o objetivo corporativo? (Sim)
  • O Scrum Team também deve ser responsável pela Meta do Produto? (Sim!)
  • Vai gerar problema o conceito de Times Auto-Gerenciáveis? (Pode ser!)
  • Não será difícil um PO ser compartilhado com vários Scrum Teams? (Provavelmente, mas ninguém disse que seria fácil).

Estas e outras perguntas muito bacanas foram respondidas na Live de 18/11, assista lá e confira em: bit.ly/Scrum-Guide-2020

Valeu, parabéns ao Scrum e a seus criadores pelos 25 anos e grande abraço para você que leu até aqui! 

Fábio Cruz.

Outras Publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *