Muitas empresas querem adotar DEVOPS mas focam apenas na automação e acabam não atingindo os resultados esperados. Mas afinal o que é DEVOPS?
Problema Cultural
De tempos em tempos temos um conjunto de palavras que entram na moda do mundo corporativo, alguns exemplos são: Six sigma, ITIL, PMP, PMBOK, CMMI, Ágil, Scrum, Kanban, DEVOPS entre tantas outras. No geral elas chegam, tomam conta do vocabulário corporativo, passam a integrar as vagas de emprego, inundam os currículos, bombardeiam a disponibilidade de cursos e certificações, porém muitas delas depois de um tempo desaparecem, algumas morrem outras se restringem à algum nicho especifico do mercado
Isso me fez pensar a respeito, por que isso acontece? Por que depois de tanto sucesso, de estar no top trends dos vocabulários corporativos elas desaparecem, e não só isso, muitas vezes se tornam tão desacreditadas que viram até um certo tabu dentro das empresas, passam a residir no dicionário de palavras proibidas das empresas.
Depois de muito pensar sobre o assunto cheguei a uma conclusão, o brasileiro culturalmente quer soluções simples para problemas complexos e essa equação fica ainda melhor se pudermos delegar a solução, ou usar uma ferramenta/técnica/metodologia que ira resolver todos seus problemas. E isso não se restringe ao mundo corporativo veja alguns exemplos do nosso dia a dia:
O time de futebol é mal gerido, está com um time fraco, cheio de dívidas mas a solução é simples, troque o treinador.
O sistema político é complexo e para funcionar depende de deputados (federais e estaduais), vereadores, senadores, ministros entre outros, mas na hora de votar queremos achar o prefeito, governador ou presidente que resolverá todos os problemas.
A empresa é extremamente burocrática, rasga dinheiro em seus processos engessados e sem sentido, e é um ambiente cheio de politicagem e pouca vontade de mudar mas é só seguir uma receita de bolo, um guia de implantação de uma nova sigla da moda que todos nossos problemas estão resolvidos.
E obviamente que seguindo essa receita de bolo os resultados não aparecerem e muito mais fácil do que olhar para os problemas da empresa, é culpar a palavrinha da moda e tentar surfar na nova onda que esta surgindo.
As cerimônias estão para Agilidade como automação está para DEVOPS
Quando o ágil surgiu como nova moda do momento, com várias empresas mostrando resultados surpreendentes por terem adotado essa nova forma de pensar e agir, lógico que outras empresas logo trataram de tentar embarcar nessa onda, e hoje em dia é difícil encontrar uma empresa que não tenha pelo menos um time que esteja experimentando a agilidade. Mas a quantidade de empresas que realmente estão tendo sucesso, pelo que tenho visto, é bem pequena.
Isso porque boa parte dessas empresas querem mudar, mas não querem despender esforços para isso, e eu quero dizer esforços de verdade, combater aqueles problemas difíceis, aquela cultura nociva e que está enraizada ou mudar aqueles processos que desperdiçam dinheiro.
Elas querem um guia, dez ou quinze páginas, com cinco ou seis cerimônias, alguns papéis e garantia de resultado. E todos sabemos que se fosse tão fácil assim, nem teríamos problemas nas empresas.
Automação para DEVOPS
Está ai outro termo que se espalhou rapidamente, com grandes empresas fazendo a adoção DEVOPS e tendo resultados fenomenais, não demorou muito para ele entrar no vocabulário corporativo, toda empresa que tenha desenvolvimento de software quer ou já está tentando adotar o DEVOPS.
Mas para que entender todo o conceito não é mesmo? Para que mergulhar fundo em nossos problemas? Queremos resultados rápidos, receitas milagrosas, a bala de prata que irá acabar com todos nossos problemas.
E pensando assim que algumas empresas olharam para o devops, pegaram a parte mais fácil e intuitiva de se implantar, contrataram um devops man/girl e agora podem anunciar orgulhosos, “Estamos adotando o devops”.
A parte escolhida por eles foi a automação, implantar ferramentas que permitem a automação de algumas tarefas de um fluxo de desenvolvimento como testes, implantação, ferramentas de segurança, criação de ambientes entre outros. Algumas vezes eles até conseguem obter algum resultado, mas muito, muito, muito inferiores à que as empresas que realmente adotaram o devops conseguiram.
E para entender o motivo, devemos entender…
O que é DEVOPS
Não temos uma empresa, uma organização responsável pelo DEVOPS então ele não possui uma descrição oficial. Porém eu gosto de resumi-lo como um conjunto de conceitos que visa quebrar os silos departamentais, fazendo com que as áreas tenham um objetivo em comum “atender as necessidades dos clientes”, esse movimento iniciou-se tentando aproximar as áreas de DEV (desenvolvimento) e OPS (infra e sustentação) e para isso eles começaram a fazer uso de uma série de ferramentas e técnicas que iriam auxilia-los a atingir esse objetivo.
Eu entendo o DEVOPS como a aplicação dos conceitos LEAN ao fluxo de entrega de software, fazendo uso de técnicas de engenharia de software como integração contínua, TDD, entrega contínua, testes automatizados e outros conceitos como telemetria, aprendizagem e experimentação contínua de forma a atingir os objetivos.
Conclusão
Assim como não conseguimos fazer um bolo usando somente farinha, não podemos atingir os objetivos de uma nova ferramenta ou metodologia apenas aplicando uma pequena parte de seus conceitos. O DEVOPS é muito mais sobre mudar a forma que desenvolvemos software, sobre quebra de silos e garantia de que DEV, OPS, Negócios e Segurança estão todos alinhados e trabalhando para o mesmo objetivo do que simplesmente ferramentas de automação.
Não podemos ser levianos durante a adoção desses conceitos, caso contrário podemos ter certeza que iremos colher resultados superficiais.
Se você realmente quiser ter sucesso na adoção DEVOPS comece olhando para para todas as áreas envolvidas no seu fluxo de desenvolvimento de software e como pode quebrar as barreiras entre elas. A automação entrará como um meio, uma ferramenta para alavancar o atingimento dos objetivos.
Esse artigo faz parte de uma série de artigos sobre DEVOPS, se você gostou de uma olhada nesse também.
https://hiflexconsultoria.com.br/devops-a-origem/