Definitivamente o fato de assistir um bom filme seja ele ficção, ação, comédia entre outros, está em minha lista de Hobbies preferidos. Contudo quão mais delicioso é quando me dou conta dos links que posso fazer com o “mundo real”, neste caso o Cynefin ao ficar na frente de uma tela.
Você deve estar pensando: Lá vem a Débora falar de Star Wars de novo. E a resposta é: não meu caro(a), dessa vez a loucura foi um pouco mais insana.
Certo dia escutei de uma pessoa muito querida, Evandro Galvão, sobre a Jornada do Herói, conceito criado pelo Joseph Campbell. Essa Jornada declaradamente nos mostra que entre diversas histórias e até mesmo filmes, Joseph encontrou um padrão acerca das transformações que os personagens passam até se tornarem heróis. Sua estrutura nos é apresentada da seguinte forma:
“Débora chega de enrolação e fale diretamente o que quer dizer seu título, o que tudo isso tem a ver com o Cynefin?”
Bom, quando penso neste framework me vem uma frase do filosofo Mário Sergio Cortella que diz:
“Toda gravidade contém, em si, uma gravidez, a possibilidade de dar à luz a
uma nova situação, a um novo momento, a uma nova circunstância”
Imagine que cada passo da jornada é uma ação que faz parte de um domínio do Cynefin, é uma foto das consequências dos cenários do herói. Não fez sentido ainda? Vou aprofundar mais um pouquinho, para isso vou precisar que tenha assistido o primeiro filme do John Wick, só para fazer um pouco mais de sentido.
1. Mundo Comum: O mundo normal do herói antes da história começar.
Logo no início do filme sabemos que o nosso personagem, John Wick, assassino aposentado, perdera sua esposa para uma doença terminal e que para ajudar a lidar com a morte recebe um cachorro de presente da sua amada já falecida.
Lembre-se – se que para o domínio Clear as dúvidas não são um impacto para que as ações sejam realizadas, é como um “Pegue e Faça”. No exemplo do filme, nota-se que Jonh por precisar de alguém naquele momento, conecta–se rapidamente com o cachorro e passam a viver tranquilamente seus dias. A decisão de ter uma nova companhia e conviver com ela foi uma ação clara para ele.
2. Recusa do Chamado: Um problema é apresentado ao herói: um desafio ou uma aventura
Até que em um dia em um posto de gasolina Jonh se depara com um trio de gangster, liderado por Iosef Tarasov que fica fascinado por seu Mustang Boss 429, este que insiste em adquirir a qualquer custo o veículo, criando ali um pequeno desentendimento. Neste ato os porquês das ações dos filmes começam a se iniciar.
Repare que ainda que nosso personagem principal esteja na sua zona de conforto algo começa a incomoda-lo. Veja que mesmo estando um um domínio Clear, é necessário que Iosef entenda de carros, pois não é qualquer pessoa que irá dar o devido valor ao modelo. E é quando falamos sobre entendimento técnico que podemos começar a pensar em transcender para um próximo domínio.
3. Reticência do Herói ou Recusa do Chamado – O herói recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura, geralmente porque tem medo
Em busca de um pouco de adrenalina ou conflitos interiores John parte para uma corrida solo com seu carro, nos mostrando sua habilidade ao volante e o quão preciso é ao não se chocar com caminhões a sua frente.
Ainda no domínio Clear, é sabido que ação pode ser feita sem dúvidas, dada a habilidade de Wick, porém não pode conter erros (choque com o caminhão). Afinal, o penhasco do framework está logo ali!
4. Encontro com o mentor ou Ajuda Sobrenatural – O herói encontra um mentor que o faz aceitar o chamado e o informa e treina para sua aventura
Durante a noite o trio de gangsters vão até casa de John que além de assistir a morte do seu cachorro também vê seu Mustang ser roubado. Logo após Jonh visita seu colega Aurélio, expõe que Iosef é o filho de Viggo Tarasov, este sendo chefe do sindicato do crime russo em Nova York e seu ex-empregador. Como um leve empurrãozinho Aurélio lhe empresta um carro para que vá enfrentar sua vingança.
Ainda que para esta ação seja necessária uma certa especialidade, pois entrar em uma casa e ter um certo nível de frieza ao matar ao animal não é algo normal, o trio possui baixo nível de incerteza de que não iriam conseguir obter êxito em suas ações. Podemos classificar também a ação de Aurélio, visto que, nenhum carro 1.0 ajudaria John em sua vingança.
5. Cruzamento do Primeiro Portal – O herói abandona o mundo comum para entrar no mundo especial ou mágico
Viggo, querendo proteger seu filho, tenta convencer John Wick a desistir de uma eminente briga, falhou miseravelmente! Assim, Viggo envia um ataque a casa de John para executá-lo.
Nesta ação precisamos de habilidade de um especialista, uma vez que, para tentar aniquilar um assassino, sabendo de tal fama que carrega, não é tarefa fácil. Não é somente um “Pegue e Faça”, é preciso ter uma análise, ter um planejamento mais profundo ainda que exista um certo grau de incerteza se de fato a medida a ser feita será com sucesso ou não.
6. Provações, aliados e inimigos ou A Barriga da Baleia – O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial
Agora além de ter sua cabeça a prêmio ao não ter entrado em um acordo com Viggo, John busca refúgio no hotel Continental, este que atende exclusivamente assassinos, sem que nada possa ser realizado no local. Nesse ato podemos visualizar ele sendo atacado por capangas de Viggo e por uma antiga conhecida e assassina.
Aqui caso Viggo tivesse êxito com o prêmio todo o sistema se estabilizaria, mas como é uma ação da qual o resultado não se pode ser garantido entramos em um domínio Complex. Agora tudo é imprevisível, pois as causas são conhecidas, mas não sabemos a magnitude delas. No framework Cynefin entende – se que para este domínio é necessário realizarmos experimentações para que consigamos obter êxito.
Veja que interessante, em certo momento deste ato Viggo duplica a recompensa pela cabeça de John, ou seja, com um valor maior ele consegue atrair um maior número de assassinos, são vários estilos de ataques, são vários tipos de experimentações distintas para que Viggo tenha uma resposta rápida ao cenário que se encontra.
7. Aproximação – O herói tem êxitos durante as provações, se faz uma espécie de pausa, recolhe em um esconderijo — interior ou não — e retorna aos seus questionamentos iniciais e ao enfrentamento dos medos
Sabe aquela pequena pausa que devemos dar? Aquele um passo atrás para dar dois à frente? Jonh precisou dela também após um longo ataque em um clube. Ele retorna para o hotel na tentativa de tratar suas feridas. Digo tentativa, pois sua antiga colega assassina tenta pegar sua cabeça, mas acaba revelando a localização de Viggo.
Observe que não é possível garantir que as feridas de John fossem curadas a tempo de uma nova batalha, mas era preciso que ele tivesse essa pausa para que o corpo esteja um pouco mais preparado para a próxima ação. Lembrem – se que estamos em um ambiente Complex, que por pisarmos em domínio cheio de possibilidades é preciso ser adaptativo aos novos cenários. De nada adiantaria seguir com as altas escoriações pelo corpo se não possuía a previsibilidade de quantas lutas ainda lhe restasse.
8. Provação difícil ou traumática – A maior crise da aventura, de vida ou morte
Com o conhecimento do esconderijo da fortuna de Viggo, John Wick parte em busca de acabar com a mesma. No entanto em meio a esta empreitada nosso assassino é pego, amarrado, torturado e deixado para ser morto. Contudo um antigo colega, Marcus, nos surpreende ao liberta – lo.
Verifique que John também tentou realizar um experimento ao tentar chegar a fortuna e estabilizar seu sistema. Gerou um distúrbio momentâneo, porém ficou controlado com a ajuda amiga. Ainda assim, como por um triz John foi morto começamos a dar indícios de uma nova ultrapassagem de ambientes.
9. Recompensa – O herói enfrentou a morte, se sobrepõe ao seu medo e agora ganha uma recompensa (o elixir)
Enfim, John intercepta o carro de Viggo, obriga a revelar a localização de Iosef e retirar a recompensa pela sua cabeça. Nosso ex assassino aposentado vai até o local e o mata sem remorso.
Já no domínio Chaotic contemple uma ação rápida em um ambiente disfuncional para a retomada da ordem. Lembrem – se que aqui o contexto é agir e tentar sair logo dessa situação.
10. O Caminho de Volta – O herói deve voltar para o mundo comum
Com o check out feito no hotel, John é surpreendido pela gentileza da gerência em conceder um carro novinho pelos incidentes dentro do estabelecimento.
Acredito que nesse ato, Wick transcende para mais próximo do domínio Complex, como dito no item 6. Relembro ainda das falas de Vitor Massari e Fábio Cruz:
“(…) Você não vai viver para sempre em um ambiente caótico.
Você vive e muda ou morre ! ”
Dessa forma, entendo que como existem diversas ações no filme e muitas delas em ambientes Complex e Chaotic, logo é plausível que tanto John como Viggo estejam transcendendo algumas vezes entre os domínios.
11. Ressurreição do Herói – Outro teste no qual o herói enfrenta a morte, e deve usar tudo que foi aprendido
Após Viggo contar para John que matou Marcus, aquele amigo de velha guarda, nosso “herói” retorna a jornada de vingança que após uma luta sangrenta com Viggo consegue o esfaquear e enfim mata – lo.
Ações em ambiente Chaotic é: salvem – se quem puder! É a mais pura sobrevivência. São ações imediatistas caso contrário o fim está mais próximo do que se espera. É algo que irá gerar um esforço ainda maior, pois lhe custará tudo que possui.
12. Regresso com o Elixir – O herói volta para casa com o “elixir”, e o usa para ajudar todos no mundo comum
Com o sucesso de sua vingança nosso John acaba em um hospital veterinário para tentar neutralizar seus ferimentos após a luta. Se dá conta que tens agora uma possível nova companhia (cachorro), e assim retornam para a casa.
Temos enfim uma última ação apresentada no filme, mesmo que os remédios de uso veterinário possam controlar seus ferimentos não é garantido que eles não possam vir a surtir efeito e John ter problemas com eles. No entanto, se forem benéficos conseguimos assim estabilizar todo o sistema.
Ao analisar o framework logo me vem uma visão do mundo completamente diferente das coisas ao meu redor. Deixo de lado o fato de colocar as ações/problemas em caixinhas de categorias, até porque ele não nasceu para isto. O Cynefin veio para nos permitir explorar caminhos desde os mais rígidos até os mais nebulosos, para enfim vermos uma luz ao final do túnel, ele é uma constante é uma evolução.
O framework nos convida a sentar em uma poltrona e nos mostrar “fotos” do que está ocorrendo para que somente a partir deste contexto possamos tomar uma decisão, com base de onde estamos e para onde queremos chegar, e quando digo chegar, em outras palavras é observar os possíveis horizontes e como lidar com as restrições para se aproximar deles.
O Cynefin nos ensina que cada restrição possui seu comportamento, assim como cada passo da Jornada do Herói. Logo a forma de tratativa também deverá ser distinta assim como seus resultados.
Relembre que tanto John Wick quanto Viggo – estrategistas natos – , fazem isso o tempo todo no filme. Fica claro que cada tomada de decisão é refletida com o cenário que os personagens estão inseridos. Elas são distintas, pois o comportamento do momento, as pessoas, as ações são diferentes de cenas anteriores. Entende como o framework veio para fazer sentido e não para categorizar?
Por fim, deixo um último questionamento: Por que nossas decisões do “mundo real” estão sendo tomadas sem verificarmos o comportamento da situação? Para mim o truque na manga do framework não é só avaliar os cenários e contextos de cada domínio, mas as habilidades dos recursos e incentivos, para enfim saber qual a possível ação a ser tomada. No final tudo será pessoas, mas este tópico fica para um próximo artigo.
Em conclusão de toda essa maluquice de raciocínio tenho que também te dizer: Sim! Eu também vejo Cynefin por toda parte.
E você: Quais exemplos você tem visto por aí?
Muito obrigada por ter chego ao final dessa loucura comigo!
REFERÊNCIAS
O Herói de Mil Faces, Joseph Campbell – Publicado em 1949.
John Wick – De Volta Ao Jogo – Lançamento em 2014.
Workshop Imersão Ágil II – Hiflex consultoria.
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