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Inovações e Estratégias Pós COVID-19

Estamos enfrentando tempos incertos na economia e nos negócios por conta da pandemia mundial. Várias empresas, serviços e comércios precisando se reinventar ou buscar por novos modelos de negócio. Mas afinal de contas, como seguir uma estratégia pragmática e estruturada para atravessar o atual momento?

Temos que pensar em 3 pilares importantes nesta ordem:

– Otimização de Processos

– Exploração de Commodities

– Inovações de Retomada

Otimização de Processos

Você possivelmente conhece ou já trabalhou em alguma empresa que, para liberar o acesso remoto para home office, a burocracia é tão grande que demora até quase um ano? E sabe o que aconteceu com estas empresas no momento em que o isolamento foi adotado? Conseguiram liberar acesso para todos em pouco menos de uma semana. Pergunto eu: Por que antes não era possível liberar em uma semana e agora foi possível? 

Este é o momento de revisitar processos, principalmente aqueles que geram entraves, burocracia desnecessária, impedimentos e tempos prolongados de espera. Momento de revisitar processos de aprovação, compras, jurídico, contratação, segurança. Este é o momento de preparar o terreno para Business Agilty

Recomendo demais que neste momento as empresas procurem entender mais sobre a filosofia Lean Thinking para auxilia-las na otimização de processos. 

Exploração de Commodities

Este é o momento de maior protagonismo especialistas de produto, Product Managers e Product Owners. Analisar os produtos da empresa e buscar por novos modelos de negócios e canais de venda. Por exemplo, os restaurantes delivery realizando parcerias com aplicativos, investimentos em marketing digital e posicionamento em lives nas redes sociais.

Minha recomendação é o aprofundamento em técnicas de gestão ágil de produtos, valoração de produtos e o uso da ferramenta Business Model Canvas.

Inovações de Retomada

Este é o pilar que poderá dar a vantagem competitiva sustentável para sua empresa no que venho chamando de Day After (Tradução: Dia Seguinte). É criar novos produtos e serviços dentro de um novo comportamento de consumidores neste período de isolamento social. 

Um bom exemplo é o caso dos restaurantes por quilo e outros comércios que começaram a inovar seu modelo de negócio através de estratégias de delivery. 

Inovação é sempre um experimento, então a ideia é gastar pouco, entregar um produto ou serviço no menor tempo possível, obter feedbacks rápidos e ir ajustando a ideia, ou mesmo abandonando-a se necessário e pensando em um novo experimento.

Neste cenário recomendo conhecer os conceitos de Lean Startup para obter insights de como pensar e criar estas inovações de retomada.

Como exemplo prático, minha empresa vem trabalhando na plataforma de streaming educacional Hiflix como sua inovação de retomada, onde disponibilizamos conteúdos, episódios e séries direcionados em Business Agility e técnicas para auxiliar nas estratégias descritas neste artigo.

O Dia Seguinte

O momento no mercado é de total cautela, mas reforço que empresas que direcionarem seus esforços nestes três pilares sairão com uma grande vantagem competitiva.

Importante pensar no hoje, mas mais importante ainda é pensar no Day After. Para encerrar, convido a todos para esta série de lives que apresentei sobre o tema e vamos juntos superamos este momento de incertezas:

– Live Day After – Dia 1

– Live Day After – Dia 2

– Live Day After – Dia 3

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