Um dos lemas que sempre defendi à frente da Hiflex é que devemos ajudar as nossas organizações a pararem de rasgar dinheiro (#PRD), mas muitos me perguntam: “Como?”. Você entenderá lendo este artigo sobre a linguagem do desperdício com base no Lean.
Como entusiasta, estudioso e, principalmente, praticante de Lean, resolvi elencar sete desperdícios do Lean.
Você pode ajudar sua organização a identificar e eliminar. Veja só:
1 – Trabalho parcialmente concluído
“Tá pronto, só falta testar”. Tenho certeza que você já ouviu essa!! Qualquer trabalho inacabado não se reverte em resultado. Então bora começar menos e terminar mais!
2 – Processos extras
Sabe aquela aprovação desnecessária? Aquela solicitação que poderia ser resolvida com um simples telefonema ou mesmo um e-mail, mas você precisa preencher formulários e mais formulários? Já parou p/ medir o quanto de tomada de decisão deixa de acontecer por conta destes processos?
3 – Fazer o que não precisa
Sabe aquela pizza que você ama, porém sem cebola! Aí a pessoa para te agradar coloca a cebola pois dá um “sabor único na pizza”! A intenção foi boa, mas foi entregue algo a mais do que você gostaria, certo? Então não vamos assumir premissas do que nossos clientes querem e sim realmente entender suas necessidades e expectativas.
4 – Alternar tarefas
É o famoso “tocar iniciativas”! Sim, porque “toca” todas e não entrega nenhuma. Fazer muita coisa ao mesmo tempo é um dos maiores mitos da produtividade!
5 – Espera
Sabe quando você depende de uma resposta que poderia ser rápida para dar continuidade ao seu trabalho e você fica esperando, esperando, esperando! Já parou p/ medir quanto você e sua empresa deixam de produzir enquanto algo está em espera?
6 – Esforços de comunicação
É aquele famoso e-mail Re: Enc: Re: Re: Re: Re: Enc: Re: Re: ! Quem aqui já passou por isso? Já parou p/ pensar que muitas vezes o assunto poderia ter sido resolvido com uma simples ligação ou mesmo uma reunião rápida?
7 – Defeitos
O pior dos desperdícios!! Quando você compra um produto e o mesmo funciona por pouco tempo, ou não funciona, você fica feliz? Tenho certeza que não! Então imagina o seu cliente ou cliente da sua empresa quando não é bem atendido ou recebe algo que não atende sua expectativa!
Conclusões sobre o Lean
Claro que não é tão simples e tão trivial eliminar estes desperdícios, mas temos que começar a entende-los, medi-los, combate-los ou sugerir ideias para nossa empresa combater!
Para ajudar nesta jornada como identificar e eliminar estes desperdícios tomo a liberdade de indicar a série de episódios Introdução ao Lean, da plataforma de streaming educacional Hiflix, pertencente à Hiflex Group.
E aproveito para lançarmos a hashtag #PRD – Pare de Rasgar Dinheiro para ajudarmos um mundo de inovação com menos desperdícios e mais resultados.