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Scrum e CMMI: complementares ou antagônicos?

Neste artigo gostaria de falar um pouco sobre como o Scrum pode conviver de forma harmônica com o CMMI, diferente do que muitos imaginam.

CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo de referência que contém práticas necessárias à maturidade em disciplinas de engenharias de sistemas, software e hardware.

CMMI possui 5 níveis de maturidade:

  • Nível 1 – Inicial;
  • Nível 2 – Gerenciado;
  • Nível 3 – Definido;
  • Nível 4 – Quantitativamente gerenciado;
  • Nível 5 – Em otimização.

Assim como o “confronto” Scrum versus PMBOK, também existe certo equívoco de algumas pessoas ao considerarem o CMMI e o Scrum como antagônicos, pois o CMMI institui uma série de processos a serem seguidos e, para alguns, seguir processos significa não ser ágil, logoScrum não tem nada a ver com CMMI.

A seguir podemos verificar a aderência entre os níveis do CMMI com práticas do Scrum/Agile.

Nível Objetivo Práticas Scrum
2 – Gerenciado Gerenciamento básico de projetos – Criação e gerenciamento do Product Backlog– Definir plano de release/versão de entrega

– Definir duração das Sprints

– Estabelecer métricas que serão consideradas (velocidade em pontos, velocidade em horas, defeitos, testes bem-sucedidos)

– Definição dos testes automatizados

3 – Definido Padronização do processo – Definição formal dos papeis e cerimônias do Scrum– Definição formal do processo de gestão de risco através das cerimônias do Scrum
4 – Quantitativamente Gerenciado Gerenciar quantitativamente – Utilizar e formalizar métricas como velocidade, defeitos, testes bem-sucedidos para análise de variações e tendências, e tomadas de decisões para ações preventivas ou corretivas
5 – Otimizado Melhoria Contínua – Utilizar as reuniões de retrospectiva das Sprints para identificar, documentar e traçar plano de ação para implementar itens de melhoria.– Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act)

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