Hiflex

Compartilhar

Os Gerentes de Projetos e as certificações Agile

Olá caro leitor,

Se você hoje é Gerente de Projeto, com certeza você já presenciou ou talvez até vivencie a tal “febre ágil” que vem assolando o universo corporativo. Você suou bastante para obter sua certificação PMP, seja por que sua empresa exigiu ou para você conseguir uma nova oportunidade, e agora todos cobram que você tire certificação sobre Métodos Ágeis.

Você pesquisa na Internet e encontra quase 200 certificações voltadas para o tema! Você se pergunta: “Qual a melhor? Qual o mercado reconhece mais?”. CSM, PSM, KMP, SFC, ASF, PQP, XPTO. Logo depois você vai pesquisar opinião de especialistas da Internet e se deparará com defesas “apaixonadas” de representantes comerciais/blogueiros.

Na minha jornada, eu obtive várias destas certificações e todas têm seus prós e seus contras. Escrevi uma série com 2 artigos em 2015 sobre o assunto, que pode ser conferido nos links abaixo:

https://www.profissionaisti.com.br/2015/03/um-papo-sobre-certificacoes-dicas-mitos-e-dificuldades-parte-1/

https://www.profissionaisti.com.br/2015/04/um-papo-sobre-certificacoes-dicas-mitos-e-dificuldades-parte-2/

Uma certificação em especial me chamou a atenção no ano de 2013: PMI-ACP. Minha primeira impressão foi: “PMI se metendo em métodos ágeis? Que será que vai sair daí?”. Como bom curioso que sou, fui mergulhar no conteúdo e
surpreendido por algo muito bem estruturado e coerente. Os temas foram divididos em sete tópicos, conforme descrito a seguir:

1) Princípios e Mindset Ágeis: Este tópico foca nos princípios e valores do Manifesto Ágil, bem como o papel da liderança para criar um ambiente seguro para experimentação, colaboração e geração de conhecimento compartilhado. Ajuda a entender de forma a simples a relação entre as várias sopas de letrinhas que você já deve ter ouvido falar (ou não): Agile, Lean, Scrum, Kanban, XP, FDD, Crystal, SAFe, entre outras. Aproximadamente 19 questões do exame são focadas neste tópico.

2) Entrega Orientada a Valor: Em tempos onde muito se fala de “agregar valor ao cliente” e pouco se fala do que realmente é valor e como mensurá-lo, este tópico é um oceano de esclarecimento. O valor é explicitado tanto através de métricas de eficácia como Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e MVP, quanto por métricas de eficiência como Gerenciamento de Valor Agregado (siiiim, é possível aplicar em projetos ágeis!). Também são abordados os conceitos de KPI, priorização, contratos cliente-fornecedor e riscos em projetos ágeis. Aproximadamente 24 questões do exame são focadas neste tópico.

3) Engajamento de Stakeholders: Este tópico foca muito em soft-skills como técnicas de negociação, facilitação e resolução de conflitos, além de técnicas colaborativas baseadas em Design Thinking para a descoberta de requisitos, alinhamento de expectativa de stakeholders e resolução de resolução de problemas. Aproximadamente 20 questões do exame são focadas neste tópico.

4) Desempenho de Equipes: Outro tópico muito direcionado para soft-skills, mas agora na perspectiva da formação de equipes de alto desempenho. Aborda desde conceitos mais tradicionais e conhecidos como o modelo de Tuckman (Forming-Storming-Norming-Performing), conceitos de artes marciais como Shu-Ha-Ri e modelo de Dreyfus. Aborda a questão da importância dos espaços colaborativos, gestão visual e o papel do líder como trainer, coach e mentor das equipes, bem como o estilo de coaching/mentoring a ser utilizado de acordo com a circunstância. Aproximadamente 19 questões do exame são focadas neste tópico.

5) Planejamento Adaptativo: Tópico que esclarece como se efetua planejamento em projetos ágeis do início e quebra alguns dos maiores mitos sobre projetos ágeis, infelizmente ditas por falta de conhecimento, pré-conceito ou mesmo interesses comerciais de representantes comerciais/blogueiros de abordagens em tese antagônicas. São abordados conceitos de estimativas, elaboração progressiva e planejamento por camadas. Será possível compreender como sair da coleta de requisitos até ter um “cronograma ágil”. Possivelmente este é o tópico que vai despertar mais interesse e empolgação, caso você seja um Gerente de Projeto oriundo de uma linha “tradicional” de gestão. Aproximadamente 14 questões do exame são focadas neste tópico.

6) Identificação e Resolução de Problemas: Tópico focado em técnicas e medições para garantia da qualidade do produto/solução do projeto e também no gerenciamento de riscos. São apresentadas técnicas conhecidas como limites de controle, defeitos escapados, Valor Monetário Esperado e introduzidas técnicas do “mundo Agile” como medição de lead time, throughput e gráfico Burn Down de Riscos. Aproximadamente 12 questões do exame são focadas neste tópico.

7) Melhoria Contínua: Tópico focado em princípios e técnicas de aprimorar continuamente o produto, o processo e o relacionamento entre as pessoas. Temos conceitos de várias “escolas” neste tópico como Kaizen e Mapeamento da Cadeia de Valor do Lean, Cinco Porquês, Análise de Fishbone (vulgo “Espinha de Peixe”), Retrospectivas do Scrum. Recentemente foi introduzido o conceito de abordagens híbridas como uma técnica de melhoria, visando identificar a combinação de abordagens mais adequadas ao contexto. Aproximadamente 11 questões do exame são focadas neste tópico.

Sobre a estrutura da certificação:

  • Idioma do exame: Inglês/Português
  • Duração: 3 horas
  • Quantidade de questões: 120 questões das quais 20 não são consideras na contagem final
  • % de acerto para aprovação: Entre 60 a 70%
  • Formato do exame: Online monitorado

Atualmente temos aproximadamente 30.000 pessoas certificadas no Mundo (Fonte: PMI – 30/09/2019) sendo que aproximadamente 380 pessoas estão no Brasil e, aproximadamente, 70% deste público usou meus cursos preparatórios e/ou meus materiais de referência.

Muitos perguntam onde encontrar livros para estudo para a certificação e realmente é bem difícil encontrar. Boas referências é o livro PMI-ACP Exam Prep do Mike Griffiths (livro em Inglês) e o Guia Ágil do próprio PMI. Em Português, até o presente momento, meu livro Gerenciamento Ágil de Projetos (Editora Brasport) já na sua segunda edição, é a única literatura sobre a certificação em língua portuguesa.

Espero que tenha tirado suas dúvidas sobre esta certificação e fique inteiramente à vontade para me contatar caso persistam dúvidas.

Abraços e sucesso na jornada ágil

 

 


 

[PREPARATÓRIO] PMI-ACP 👉 c/ Vitor Massari

Prepare-se para a certificação que vai mudar a sua vida profissional. Faça parte de um time de 20 mil pessoas que obtiveram o Agile Certified Professional e agora sabem o que fazer e como fazer para ter sucesso no mundo corporativo.

O objetivo é preparar você para a certificação que vai mudar a sua carreira!
Ensinar você de forma correta através de conteúdo e mais de 250 simulados corrigidos.

Saia da teoria e aprenda na prática o que fazer para melhorar o seu desempenho profissional e o da sua empresa;

Acesse a HIFLIX e descubra esse novo mundo!

Canal no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/Jw9tm3a5P8BBikv0FXM85P

VEM PRA HIFLEX! 💙

Outras Publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *