Certo dia, em um encontro fechado dos Hiflexers, foi questionado: “Que tipo de arquivo você representa para um Hiflex?”.
Aquela pergunta ficou por dias na minha cabeça e quando foi encontrada uma resposta contínua, eu perguntei se ela seria válida. Para procurar saber mais sobre o tema da primeira “vitória” nos resultados da pesquisa: Arquivar é uma explicação do que não está descrito.
No meu caso, encontre um conceito que não seja fácil, mas depois de várias pesquisas, consulte-me: modelos de modelos ideais que são registrados e que podem mudar a cultura que você vive / vive, vive universais, nascimento e morte. Criado pelo suíço Carl Gustav Jung, é explicado que os arquivos são um conjunto de imagens que dão sentido a histórias que passam entre histórias, treinamento ou conhecimento e imaginário do inconsciente coletivo.
Ainda está complicado, não é o mesmo? Vejamos de uma outra forma. Imagine que eles estão ao seu redor este tempo todo e talvez, assim como eu, você não pode ter percebido. São muito usadas na publicidade, pois criam uma imagem / símbolo para marcas de logotipo que usam uma comunicação humana fácil, que ajuda na definição de comportamento e perfis que o produto consegue alcançar.
Um outro exemplo muito legal que detectou que era o mesmo país que usa símbolos (imagens) de animais para caracterizar sua personalidade.
- A Inglaterra possui como seu símbolo leão, animal considerado rei da floresta, forte e dominador.
- Os Estados Unidos usam uma águia, que transmitem uma superioridade, especificada, guerreira e líder.
Quanto mais buscamos sobre o tema, uma parte da minha pergunta Como fazer para trazer os arquivos para o “mundo real”. Foi quando em uma conversa com Gino Terentim, ele me disse que Carl Jung já havia descoberto tipos básicos de personalidades. São eles:
De pronto achei que nada poderia me ajudar no dia a dia. Foi quando me perguntei: Se você deseja mostrar em mãos, quais são os tipos de personalidades / alterações que melhor se adequar ao momento em que o projeto ou produto está passando, será que teríamos melhores resultados?
Franzi como sobrancelhas ao me questionar se aquilo fazia sentido e logo me de quem precisava voltar a falar de Cynefin. Oras, já que nos ensina que cada restrição possui seu comportamento e que é tratável também pode ser distinta (assim como seus resultados), por que não entender que comportamento dos envolvidos também deve ser distinto para cada domínio? Confesso que resolva um sorriso ao pensar sobre.
Então, topa embarcar comigo em mais uma loucura?
Antes de mais nada lembrar ou o que o Cynefin veio para ajudar na tomada de decisão, verificar como as ações e realizar ações para onde você quer chegar. Então nunca se esqueça: situações mudam. O tempo todo.
Abaixo, descreva, na minha concepção, onde cada um dos arquitectos é melhor para apresentar ao seu comportamento.
Claro
Nenhum domínio claro é onde temos executores e que podem usar uma dependência total de sua gestão. Dessa forma, selecione três tipos de arquivos de Jung que serão estruturados neste ambiente, conforme suas características.
São eles:
Prestativo: seu maior medo é uma instabilidade e dificuldade. Muitas de suas atividades estão incluídas na prestação de serviços. Um bom exemplo são os colaboradores que trabalham com um roteiro ou lista de verificação no atendimento ao cliente. Recordem que este domínio possui como recurso obter as melhores práticas, logo a instabilidade é algo não muito correto.
Cara Comum: ele não possui como ambição se destacar ao demais e sim se enquadrar a eles. Preservada sua identidade na multidão. Veja que ambiente Limpar também possui recursos de categorização de situações para se encaixar nas melhores práticas. Um ótimo lugar para este arquivar passar sua jornada de trabalho, não é mesmo?
Governante: quando o logotipo do arquivamento me veio à cabeça “ comando e controle de nato ” e não pensei duas vezes em mostrar-lo aqui, visto que possui como maiores desejos de controle, poder e segurança. Sempre mostra o comando e é típico vê-lo como sendo extremamente responsável e com decisões importantes.
Complicado
Sábio: o único tipo que melhor se destaca nesse ambiente, pois é através do conhecimento de processos e transferências de informações que desperdiçam seu desejo de avaliar e validar. Especialista em tudo, o que dirá será sempre baseado em fatos e dados. Considerar que neste domínio deve experimentar, analisar e responder a quem tiver boas práticas, o logotipo é de extrema importância para figura de especialistas e analistas para auxílio nas tomadas de decisões.
Complicado e complexo
Compreendi colocar uma figura dos dois arquivamentos abaixo, na fronteira Complicated & Complex, visto que ambos me mostram um erro de características dos dois domínios.
Inocente : deseja ser livre das normas da sociedade e pesquisar se adequado ao estilo de vida mais natural e simples. Ou seja, ainda que deseja ter uma alta dependência de gerenciamento, ele ainda não conseguiu chegar a este nirvana. Ao analisar-lo ou vejo muito ainda em um ambiente ordenado, ainda que sua estratégia seja encontrar o paraíso da adaptação no ambiente Complex.
Mago : este arquivamento utiliza o domínio dos tempos que registra as coisas em sua volta. Decidi mencionar-lo na fronteira pois possui como seu maior medo negativas e inesperadas . As descobertas de novas restrições do ambiente Complex ou assustam, portanto, restrições melhores controladas como no Complicated the traria dreams tranquilos. No entanto, a importação é uma transformação que pode gerar vida das pessoas e uma transformação que indica fases de experimentação e adaptação de características do complexo.
Complexo
Para este domínio, quatro tipos que melhor identificam foram:
Explorador: liberdade é sua peça chave para viver suas descobertas no mundo. É um perfil solicitado, pois busca fugir do tédio e da rotina. Nunca neste mundo é arquivado em um mundo ordenado pelos dois domínios anteriores. O colocar em uma gestão de comando e controle ou com uma alta dependência de gerenciamento ou sucumbiria em pouco tempo.
Amante: este foi o tipo que mais me deu trabalho, porque ele está sempre medindo o tamanho da consideração que tem por ele. Porém, suas palavras-chave são: livre-arbítrio e sem medo de errar . Assim como experimentações e adaptabilidade se encaixam melhor em seu mundo.
Criador: todas as vezes que separe com pessoas criativas e inovadoras pense nele. Este arquivo precisa disso, está sendo executado em suas veias e é sempre necessário mostrar suas habilidades em ações consideradas. É exatamente isso que procura complexa.
Bobo da Corte: assim como o criador é inovador e sonha que a informalidade é incompleta e deixe-a tornar-se maçante.
Vejam que para este domínio os criativos, inovadores, colaborativos, empoderados são as melhores habilidades para tratar de assuntos de animais e, se possuírem uma baixa responsabilidade de gestão, já existe ou empoderamento, exibem as chances de um projeto ou produto prosperar de novo.
Complexo e caótico
Chegamos ao arquivamento que mais ansiava em falar:
Fora da lei: este tipo de elemento também está posicionado na fronteira, uma vez que exige uma revolução . Ainda que sempre busque ou caos e a autonomia total para a tomada de decisão no fundo, ele pode mudar dentro de si, ou seja, em algum momento da vida ele irá fornecer uma nova forma de viver.A ida para um mundo sem pressão uma hora Faça sentido.
Lembra-se de que, no início deste artigo, a publicidade que utiliza muitos símbolos para a comunicação mais fácil, com o tipo de arquivo que busca para o seu público-alvo?
Aqui está, veja que a Apple lida muito bem com os leis, e ainda possui como símbolo a maçã mordida, que representa o fruto proibido. Outro exemplo bem legal é uma campanha do Macintosh de 1984, que mostrou o computador cirúrgico para trazer o novo. Olha a mudança aí!
Caótico
Imaginem um meteoro caindo sobre um terreno e não termos qualquer estrutura para segurança-lo. Aqui está o que entra.
Herói: é preciso testar o seu valor nas ações corretas e difíceis, pois coloca os seus benefícios nessas ações. Deseja alcançar sempre o seu valor nem que demonstre coragem para isso … brigar por isso. Recorde que neste domínio é necessário executar rapidamente antes de um ou mais meteoros caia sob seu projeto ou produto. Aqui não existe tempo, existe modo de sobrevivência.
Pode até ser legal ser herói e ao final ganhar dia medalha por isso, mas não é sustentável, sabe por quê? Porque, por mais que o temporizador seja temporário, muitas vezes você pode sair do controle.
Aos fãs, ajude-me a pensar em alguma passagem de super-herói que não tenha dado um surto de desespero ao acúmulo de situações. Veja até o Superman que veio de outro planeta corrompe – veja os itens que o Coringa usa, ao levar o herói ao seu limite e tirar quem ele mais amava. Quem dirá nós, seres humanos que mal conseguiremos lidar com uma pandemia, será que conseguiremos tornar o mundo melhor todos os dias dedicados a proteger tudo e todos? Será que alguma vez não surtaríamos? E não vale nem citar no travesseiro viu?
Carl Gustav Jung nos explica que:
Os arquétipos recebem a qualidade de distinção para nossa consciência, e com isso, a possibilidade de serem apreendidos, entendidos, processados e assimilados por ela somente em um encontro com consciência.
Quantas vezes você não estava em um local de trabalho e pensou: Poxa essa pessoa tem um tempo tão pouco, ou quantas vezes você ainda não pensou em se encaixar melhor nessa hora. Por vezes, essas questões são respondidas quando (talvez), ou o uso indevido de um arquivo resolvido é uma boa parte de todas elas.
Quem sabe o grande desafio não será o único a encontrar o arquétipo certo para o momento certo e sim impulsionar e monitorar quem será responsável por navegar em todos os domínios. Talvez o truque aqui seja avaliado como habilidades. O Cynefin também nos mostra isso, pois ele é uma evolução e não existe fundo, grande parte das pessoas que evoluíram de ônibus.
Que tenhamos sim, exploradores para permitir descobrir novas coisas ou sábios para mostrar o quanto os números são extremamente importantes.
Por que li, várias formas de identificar os arquivos, mas este não é o foco, pois o que importa é: O que faremos com eles? Visto que trata – controle de emoções e emoções. Tratam – se de pessoas.
Gosto de um termo que o professor Hélio Couto diz:
Os arquivos devem ser classificados pelos resultados que propiciam.
Então, pergunte: Quais resultados foram usados? Conta aí embaixo para mim.
Obrigada pela leitura