#1 – Tipos de Liderança
Neste capítulo temos uma reflexão sobre o triângulo de Robert Antony e a relação moderna dos líderes servidores.
Na camada estratégica temos uma evolução contínua do processo de gestão estratégica, com o início das acelerações das transformações este modelo foi bem importante para massificar e alinhar interesses.
Na década de 70 a expressão “estratégia” foi incorporada nas ações e na linguagem dos executivos.
Os níveis hierárquicos foram instaurados em três grupos segundo Robert Antony
- Estratégico
- Tático
- Operacional
Que funcionou muito bem durante um longo período.
Com o advento da computação temos uma nova camada produtiva, em que sua geração de capital trabalho é muitas vezes não palpável ou seja digital.
Sem contar que estes novos profissionais tendem a ser mais produtivos quando possuem um alinhamento de propósito. ou quando fazem parte. Um bom exemplo deste ponto são os adventos das startups.
A nova liderança que emerge neste contexto chamado de Lider Servidor, onde seu comportamento de “jogar junto” potencializa o trabalho da equipe pois ele imerso na realidade de sua equipe consegue ser um excelente balizador do estratégico.
As estratégias por sua vez os “patrões” passam então a serem mais acessíveis e alinhar suas estratégias direto com o operacional por propósito, evitando assim quebra de comunicação.