Olá amigos,
Este artigo é o primeiro de uma série de artigos que visa apresentar o Agile Think® Business Framework, um exoesqueleto para o design de produtos de natureza complexa contemplando visões estratégicas, táticas e operacionais. O framework considera e conecta elementos como OKR (Objective and Key Results), Design Thinking, Lean Inception e Agile.
Apesar das diversas metodologias à disposição para a gestão de projetos e produtos, muitas vezes às organizações se deparam com algumas perguntas tais como: “Estamos construindo o produto certo?”ou “Como este produto está conectado com a estratégia da organização?” ou “Este produto realmente atende as ‘dores’ dos nossos clientes?”.
Eu acredito que as metodologias ainda não preencheram as lacunas que responderiam as perguntas do parágrafo anterior. Para tentar preencher estas lacunas, em parceria com André Vidal, CEO da Agile Think e especialista em Gestão de Produtos e Inovação, desenvolvemos um exoesqueleto denominado Agile Think® Business Framework, idealizado em 2015, aplicado, validado e refinado em clientes das nossas empresas ( Hiflex e Agile Think) em 2016 e publicado em 2017, no livro Gestão Ágil de Produtos, editora Brasport.
Como tudo começou
No ano de 2016, eu e André Vidal nos reunimos para discutirmos sobre as lacunas existentes na concepção e gestão de produtos, e como as metodologias atuais estavam tratando esta lacuna. Nasce então a primeira proposta do Agile Think® Business Framework, concebida por André Vidal.
Nós dois, então, começamos a aplicar o framework como piloto em diversos clientes de nossas empresas com resultados bem-sucedidos, porém com refinamentos a serem realizados que resultaram na versão final do framework.
Após alguns refinamentos realizados por nós dois, chega-se à atual versão do framework que contempla as seguintes etapas:
- Visão Estratégica
- Design Thinking
- Inception
- Planning
Figura 1– Etapas do Agile Think® Business Framework
Os objetivos da etapa de criação da Visão Estratégica estão centrados em encontrar os reais objetivos da empresa, de seus clientes e a definição de possíveis ações para o endereçamento e resolução de problemas.
O objetivo da etapa de Construção de Produtos com Design Thinking está centrado em descobrir as reais necessidades do produto, do ponto de vista de quem utiliza. O esforço deve estar centrado em buscar respostas de soluções mais aderentes às necessidades do negócio. Para isso, precisamos atender o cliente e seus usuários de forma única, criar novas experiências e direcionar com o produto a estratégia definida pelo negócio.
Segundo André Vidal: “Um time de design é formado por profissionais preparados para entender o universo da formação de brands e formulação de marcas fortes para seus clientes, dentre outros atributos. Sua formação engloba noções de artes, marketing, uso de recursos visuais, tecnologia, ciências cognitivas, além de captar com mais sensibilidade as informações vindas de seus clientes, atuando em modelos de trabalho mais colaborativos. Esses profissionais estão acostumados a trabalhar orientados a resultados, o que lhes oferece flexibilidade e foco para a criação de modelos e peças que geram grande retorno ao cliente”. Segundo minha visão: “O Design Thinking vem para nos lembrar que devemos entregar produtos que encantem nossos clientes e não a nós mesmos”.
O objetivo da etapa de Inception é desenvolver e planejar o Produto Mínimo de Valor (MVP). O MVP planejado é transformado em Backlog do Produto, sendo essa a principal saída da Inception. Com o Backlog do Produto priorizado e estimado, esses insumos permitirão realizar o planejamento de entregas e a definição do Roadmap do Produto, última etapa do Agile Think® Business Framework.
Segundo Paulo Caroli, consultor chave da Thoughtworks e criador do modelo Lean Inception para planejamento de produtos: “Uma inception marca o início de um projeto e se caracteriza pela reunião das pessoas envolvidas em um mesmo local. Ela é uma etapa que tem como objetivo fazer com que a equipe descubra e entenda coletivamente o escopo do que será desenvolvido. Ao seu final, o time deve estar mais entrosado e com uma visão mais clara do caminho a seguir”.
O objetivo da etapa de Planning é determinar as entregas incrementais de produto que serão realizadas na linha do tempo, já utilizando o modelo ágil de Releases e Sprints, entendendo quais os objetivos, os benefícios e as restrições de cada entrega.
Uma das preocupações dos autores foi manter o framework “leve” e que permitisse ser customizado, ou seja, pode ser adaptado de acordo com seu contexto de aplicação.
Desde então o framework foi utilizado em produtos como: modelos educacionais, cervejarias, websites, aplicativos mobile, serviços de seguros e até mesmo para recuperação de empresas em crise
O Agile Think® Business Framework é composto por vinte e quatro processos, espalhados em suas quatro etapas.
Figura 2 – Visão global dos processos do Agile Think® Business Framework
Na continuação desta série, irei detalhar melhor todas as etapas e todos os processos para um melhor entendimento de como framework poderá te ajudar na concepção de produtos vencedores!
Forte abraço e até o próximo capítulo da série.
😉