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Seu fluxo é mais importante que seu software

Seu fluxo é mais importante que seu software

 

Recentemente me deparei com uma situação que gerou um desconforto que reproduzo a vocês agora.

Participando de uma discussão com um Product Owner de uma migração de um sistema de ERP (Sistema de Gestão Empresarial) falávamos sobre mapear o fluxo atual para propor uma melhoria na nova versão, mas o Product Owner afirmava não haver tempo para tal ação. Então se passou o diálogo abaixo:

– Qual será seu papel nessa migração então?

– Será garantir que os fluxos existentes estejam 100% aderentes na nova plataforma, e apontar quando não estiverem para que atinjam os 100% esperados.

– Vocês estão satisfeitos com seus fluxos atuais?

– Não. Nossos fluxos não são bons e existem diversos problemas neles.

– Então seu trabalho será garantir que o novo sistema esteja 100% aderente aos seus fluxos ruins atuais???

– Isso mesmo.

(Um minuto de silêncio)

Pode parecer absurdo, mas muitos sistemas que são considerados ruins nascem assim, uma necessidade de mudança obriga a mudar a tecnologia e ao invés de trabalhar na melhoria, evolução ou mesmo entendimento do que hoje não funciona, simplesmente trazemos para tecnologia resolver o que devíamos resolver antes de iniciarmos a construção do mesmo (E viva a Transformação Digital).

Para que problemas assim não ocorram existe uma ferramenta chamada Value Stream Mapping (VSM) que é traduzida como Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV).

Value Stream Mapping – VSM (Mapeamento do Fluxo de Valor) é uma ferramenta de diagnóstico para a identificação de todas as ações/processos/serviços de uma empresa e classificação em ações que criam ou não valor sob a perspectiva do cliente.

  • Atividades que criam valor
  • Tempos de espera ou Atividades que não criam valor

O uso da VSM é relativamente simples e consiste em alguns passos que irão trazer ganhos muitas vezes antes mesmo de um sistema ser desenvolvido:

  • Identifique qual fluxo será analisado
  • Crie o Mapa de Estado Atual
  • Identifique as Fontes de desperdícios
  • Defina as oportunidades de melhoria
  • Elabore um Plano de Ação
  • Revisar os resultados e recomeçar (PDCA)

Uma vez que você já tenha seu fluxo escolhido, vamos criar o Mapa do Estado Atual. Neste exemplo vou ilustrar um processo de compra.

fluxo de processos

Na parte de cima temos as atividades que criam valor (Iniciar processo de compra, Prospecção, Aprovação do Comitê e Aquisição) e embaixo os tempos de espera em cada etapa, isso significa:

Tempo total do fluxo: 39 dias

Atividades que criam Valor: 14 dias

Eficiência do ciclo do processo: 14 / 39 = 35%

Isso significa que passamos mais tempo esperando que entregando o que nosso cliente espera…

A investigação das fontes de desperdícios deve considerar tanto as Atividades que criam Valor como as de Tempo de espera olhando sob a seguinte perspectiva:

  • Como posso reduzir o tempo de execução dessa atividade?
  • Como posso reduzir o tempo de espera entre essas etapas?
  • Essa atividade é mesmo necessária?

Por exemplo:

  • Como posso reduzir o tempo de Prospecção?
  • Como posso reduzir o tempo de espera entre o Início do processo de compra e a prospecção?
  • Preciso mesmo da Aprovação de um comitê para todas as compras?

oportunidades de melhoria no processo

Agora começo a olhar as oportunidades de melhoria:

  • Posso ter um cadastro de fornecedores para diminuir o tempo de execução, realizando as cotações sempre com o mesmo grupo e colocando um tempo de resposta.
  • Posso automatizar as solicitações disparando um e-mail para os fornecedores cadastrados.
  • Posso criar um limite de valores pré-aprovados para diminuir a quantidade de aprovações que passam por eles e com isso melhorar meu tempo de espera entra as etapas.

Transformo as mesmas em um Plano de Ação:

plano de ação

Agora meça se seu fluxo melhorou, e recomece procurando novas melhorias…

Isso pode ser aplicado a fluxos de diversas necessidades e é uma forma de tangibilizar algumas necessidades de mudança.

Então antes de começar a sua Transformação Digital, revisite seus fluxos e não digitalize problemas.

Até a próxima pessoal!

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