Hiflex

Compartilhar

Indicadores CPI e SPI em projetos ágeis

Existe um universo que acontece fora da do mundo “Sprint”. Com certeza se você pertence a algum Time Scrum isto se aplica a você também.

Metodologias ágeis são aplicadas a muitas frentes de projetos, produtos, cada qual com sua necessidade e propósito, alguns com um Scrum puro, outros com modelos híbridos, o maior ponto que pude observar até agora independente da prática utilizada é a redução do Lead Time, onde encurtamos o tempo entre a ideia e o incremento.

Para tanto é necessário pensarmos na cadeia de valor onde poderemos medir os desperdícios de processos.

 

Gostaria de aproveitar para apresentar o que acontece no Backoffice da Sprint no mundo “dos dinheiros”, de quem paga a conta.

BAC (Budget at Completion) – A grana inicial para gastar no projeto. Esta grana será distribuída para inception, garantia, incerteza, margem de lucro.

PV (Present Value) – A grana que você pretende gastar por Sprint, por exemplo.

EV (Earned Value) – Grana que você gastou de verdade na Sprint, por exemplo, levando em conta o uma quantidade de pontos. Se teu time entrega 40 pontos, e na real entregou 60, existe uma equivalência monetária que representa isto que é o EV. mostrando lucro ou prejuízo muitas vezes.

AC (Actual Cost) – O gasto real que esta Sprint teve;

CPV = EV- AC, onde você vê financeiramente o como foi a Sprint baseado no trabalho realizado;

SPV = RV-PV, onde você vê financeiramente como foi a Sprint baseado apenas no gasto planejado. Repare que é um índice pobre que não leva em conta a performance.

Com estas informações temo os famosos SPI e CPI, onde:

SPI – indica se mais ou menos pontos foram atingidos.

CPI – indica se gastou maio ou menos que o planejado dado o andamento, avaliando EV e AC.

 

Segue planilha exemplo:  https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Z1G_8NcHFTNXOc9x3C-CcF8bYZao-eeI6hPElTui6NY/edit?usp=sharing

 

Vale ressaltar que o executivo que pagou caro pelo projeto, está preocupado! Em poucos casos é filantropo. A adoção de Ágil tem muita atuação na redução de desperdício, otimização de performance e lucro, pois no fundo projetos são para isto. Visando ROI que é o Retorno do Investimento.

 

[social_sharing style=”style-9″ fb_like_url=”https://www.facebook.com/HiflexConsultoria/” fb_color=”light” fb_lang=”pt_BR” fb_text=”like” fb_button_text=”Share” tw_lang=”en” tw_button_text=”Share” g_lang=”en-GB” g_button_text=”Share” alignment=”center”]

 

Outras Publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *