• Bem-Vindo a Hiflex Consultoria
  • Telefone (11) 2317-2132 | (11) 3254-7625
  • E-mailcontato@hiflex.com.br
  • HorárioSeg à Sex 9hrs - 18hrs

Imersão Ágil® II

Imersão Ágil® II

Objetivo: Neste treinamento, o foco será entender como implementar o ágil em toda uma empresa ou organização, em grandes e complexos produtos ou em grandes equipes, ou seja, como escalar a agilidade sob 2 perspectivas:

• Escala organizacional
• Escala de produtos

Público-alvo: pessoas já envolvidas em processo de transição para adoção de abordagens Agile/Lean, Agile Coaches

Carga horária: 20 horas

Dia 1 com Vitor Massari

Introdução: Entendendo as diferenças entre escala organizacional e escala de produtos.
Gestão de Mudanças: Entendendo o processo de escala como um processo de gestão de mudanças e quais estratégias podem ser utilizadas.
Briefing: Cada grupo receberá um briefing com um cenário de uma empresa (Banco, TI, Marketing ou Editorial) e todo o workshop será baseado em resolução de problemas em cenários descritos em uma destas empresas.

Escala Organizacional:

• Usando Framework Cynefin para mapeamento do cenário organizacional
• Usando Agilometer para avaliação do ambiente, riscos e oportunidades de escala
• Usando OKR para traçar plano de gestão de mudanças
• Usando Triângulo de Massari para mapeamento de restrições organizacionais
• Usando Value Stream Mapping para otimização de restrições organizacionais.

Escala de Produtos:

• Entendendo o significado da escala de produtos
• Uma velha dinâmica conhecida dos alunos de Vitor Massari, sob uma perspectiva de escala. Dica: tem que tocar o coração Sith dele!

Dia 2 com Fábio Cruz

Este dia vai levar você a um novo nível de aprendizado, fazendo você experimentar na prática como Escalar o Ágil e Integrar Múltiplos Times de Projetos e Desenvolvimento de Produtos com um jogo que irá desafiar sua mente, seu senso de trabalho em equipe e seu poder de decisão.
Iremos conhecer mais a fundo um conjunto de técnicas para processos de reunião, comunicação e resolução de problemas facilitado, no qual os participantes são conduzidos através de uma série de desafios, aprofundando cada vez mais o problema abordado e as técnicas de solução colaborativa e integrada, facilitando que as equipes se unam na entrega de um mesmo resultado que soluciona problemas de negócio através do trabalho de times em escala.

Para isso iremos abordar de forma combinada e estruturada conteúdos que proporcionarão a você entender o Agile Scaled (Ágil em Escala) e o Mindset colaborativo de times em escala e integrados a partir dos seguintes conteúdos:

Escala de Produtos (continuação):

• Conhecendo os conceitos da escala de produtos
• Quando escalar, quando não escalar e quais os cuidados
• O que muda nas estruturas e organizações dos times para trabalhar com desenvolvimento de produtos em escala
• Como formar times em escala com base no conceito de SQUADS
• Entendendo as práticas e os benefícios de Tribos, Chapters, Guildas e Scrum of Scrums.

Conhecendo os frameworks de escala:

• Scrum em ambientes de Escala
• Nexus
• LeSS
• SAFe
• Scrum@Scale
• Resolvendo o problema do briefing do dia 1, usando modelo escalado

A simplicidade na escala:

• Entendendo o MVP de um produto em escala
• Eliminando ou minimizando as dependências entre os times
• O Lean e o pensamento enxuto contribuindo para a eficiência e eficácia do trabalho em escala
• Entendendo as entregas integradas, incluindo negócio, arquitetura, design, produção, testes e delivery

Scaled Lego Challenge:

• Evolução da clássica dinâmica Agile Lego Challenge, com várias equipes trabalhando como SQUADS em uma única construção integrada em escala.
• Como múltiplos POs preparam, refinam e priorizam Backlog integrado para times em escala.
• Como times em escala planejam suas Sprints e seus Backlogs individuais e integrados
• Como minimizar as dependências entre os times em escala
• Como monitorar e acompanhar os trabalhos diários com times em escala
• Como revisar os trabalhos prontos com times em escala
• Como inspecionar, adaptar e melhorar continuamente com times em escala
• Como sincronizar Sprints para entregar produto pronto e integrado ao cliente