Hiflex

Compartilhar

Cynefin – Framework (Parte 2)

Dando continuidade aos domínios do framework Cynefin falaremos do segundo domínio, Complicado. Os links dos artigos anteriores encontram-se no final do texto.

Complicado

Este domínio é considerado Desconhecido Conhecido (Known unknowns), e também pertence ao Sistema Ordenado. Ainda temos relações de causa e efeito, porém não são explicitas para todos, apenas para especialistas na área. A principal diferença entre claro e Complicado, é que no Claro todo mundo consegue ver a relação de causa e efeito e ninguém precisa explicar.

No domínio Complicado nós sentimos (percebemos) o que acontece, em seguida analisamos, buscando quais soluções são aplicáveis e só assim respondemos. Utilizando novamente o exemplo de um comandante em um avião.

Conforme as situações vão ocorrendo durante o voo, o comandante percebe (Sentir) os eventos a sua volta, em seguida avalia a situação (Analisar), e toma as atitudes necessárias de acordo com o resultado de sua análise (Reponde).

Reparem nesse exemplo as principais características:

  • Ainda temos um cenário previsível e calculável
  • Temos restrições, porém existe alguma flexibilidade para atuação (As ações do comandante como especialista garantem mudanças diante das situações que ocorrerem no voo)
  • Processo ainda é repetível, porém pelo especialista (Os procedimentos para o voo serão os mesmos nos aviões, e executados pelos comandantes da mesma forma)
  • Restrições de Governança (Alguns procedimentos devem sempre ser executados da mesma forma, porém para garantir a segurança do voo novas restrições de governança poderão emergir)
  • Estável, desde que respeite suas restrições
  • Solução evidente para o especialista (Voo conduzido pela experiência do comandante e sua tripulação)
  • Boas práticas aplicáveis (Não temos um checklist, a experiência faz com que as ações sejam resultados da análise do comandante garantindo a segurança do voo)

Na visão do especialista é como se ele estivesse no domínio Claro, mas normalmente os tomadores de decisão não são os especialistas. Com isso diante das circunstâncias os especialistas precisam muitas vezes convencer os tomadores de decisão de qual caminho correto a ser seguido.

Quanto as restrições precisamos delas, porém não tão rígidas. Coloco que restrições de Amarras  e Elásticas tem boa aderência ao domínio Complicado. Por exemplo temos sistemas de backup em aviões que condizem com as características das restrições de Amarras, e temos também a possibilidade de pousar “em qualquer lugar” quando necessário que condiz com as características das restrições Elásticas. Mas devemos respeitar seus limites, senão novamente somos conduzidos a falha catastrófica.

O principal problema do domínio Complicado é sua divisa com o Complexo. Os especialistas são confiáveis quando usam sua expertise no domínio Complicado, porém no domínio Complexo temos apenas hipóteses, e algumas ou muitas dessas hipóteses, serão erradas, e isso é da natureza do domínio Complexo, mas isso pode prejudicar a credibilidade dos especialistas.

Outro problema é a tradução das duas palavras abaixo, as quais escolho manter sua versão em inglês para que não haja problemas sobre sua interpretação correta:

  • Exploitation (Exploração), significa explorar uma região limitada, com o objetivo de melhorar uma solução que já temos;
  • Exploration (Exploração), significa explorar uma região maior na esperança de encontrar soluções para algo.

A confusão é causada pelo uso de Exploitation e Exploration, pois no complicado a Exploitation indica a oportunidade de usar as boas práticas na busca da melhoria da solução.

Imaginem um comandante diante de uma ação durante um voo, ele não pode ficar realizando experimentos (Explorations) durante o voo, e sim analises que garantam melhorar suas decisões (Exploitations) diante das situações. No artigo sobre os tipos de sistema falei sobre o pouso no Rio Hudson do Comandante Sully, este foi um caso de Exploitation, onde ele analisou e respondeu, buscando melhorar cada vez mais as chances de um pouso bem-sucedido…

Claro e Complicado entregues, avançaremos para Complexo, Caótico e Desordem. Tem dúvidas quer saber um pouco mais sobre o tema ou sugerir outros exemplos. Participe!

 Até a próxima!

 

Leandro Sanches

Agile Coach

Aqueles que chegaram agora e querem saber mais sobre o assunto vou deixar aqui os links dos artigos anteriores:

Outras Publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *